quarta-feira, 27 de abril de 2011

Beco do Mocó

O Beco do Mocó está situado em Feira de Santana Bahia – BA, entre a Rua Marechal Deodoro e a Rua Conselheiro Franco. Perpendicular ao “Beco”, encontra-se o conhecido “Beco da Energia”.
O Beco do Mocó tem esse nome porque antigamente se vendia mocó já abatido na feira.
Pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, o beco foi denominado Rua 7 de Setembro, mas também é conhecido como Travesa Joaquim Pitombo.
Produtos diversos
Existe um comércio intenso de frutas e verduras nas ruas próximas ao beco como a Rua Marechal Deodoro. Os feirantes ficam espalhados nas calçadas e também entre os carros.
Há mais de 60 anos estes comerciantes iam se agregando nesse “beco” para vender aves e caças guardadas em grandes cestos de palha chamados de Mocó.
Segundo algumas pessoas que entrevistamos, também era conhecido como mocó um dos tipos das caças vendidas, da família das capivaras.
Como não existiam barracas, as caças eram vendidas no chão, por isso a necessidade do uso dos cestos.
Nesta feira, são encontrados diversos produtos tais como: folhas (boldo, flor de louro), temperos, cascas de árvores, frutas, doces, biscoitos, guaraná, lanches, e água mineral.
Lojas
Uma das primeiras lojas a se instalar no beco foi "A Cearense" (onde hoje funciona a loja Vitória Bijoux), que vendia utensílios para casa.
Outras lojas antigas são a de consertos e vendas de armas (que segundo o proprietário existe há mais de 60 anos) e a farmácia de "Seu Cumpadinho" (comerciante conhecido por vender “remédios” feitos à base de cachaça e couro de animais como jacarés e cobras) que existem até hoje.
Em algumas destas lojas fixas também são vendidos moveis, roupas(sutiã, vestido, short...) remédios e há também uma loja de esporte.
O Beco é um rico pedaço de Feira de Santana!
(André Ivo, Pedro Henrique Almeida, Tatiana Seixas 7ºB; Leticia Sandes, Mariana Bezerra e João Alexandre Barreto 7ºA)

domingo, 17 de abril de 2011

Pedaços da Feira (de Santana)

Este blog nasce vislumbrando uma possibilidade de estudarmos os variados pedaços da Feira (de Santana) enquanto fenômenos representativos de transformações sociais, políticas e, claro,transformações econômicas. Elementos marcantes neste período histórico atual e naquele que caracterizaria a passagem de povoado para vila e posteriormente para cidade.
Estamos envolvidos num estudos sobre as diversas feiras que marcam nossa cidade e que crescem a cada dia, caracterizando-se como pontos de transformações deste nosso espaço urbano.
Convém dizer que nasce de uma atividade de sala de aula, buscando reconhecer a feira enquanto espaço responsável pela transformação da vida rural em vida urbana, ao mesmo tempo em que, dialeticamente, possibilita a integração destas duas paisagens.
Inicialmente, partimos para o estudo (limitado) de tais espaços abaixo, que serão acrescidos da Feira do Rato, Feira do Rolo, e outros:
a) Feira do Centro de Abastecimento;
b) Feira do Beco do Mocó;
c) Feiraguai;
d) Expofeira;
e) Feira da Estação Nova/ Tomba/ Cidade Nova
f) Rua Sales Barbosa (Calçadão);
g) Comércio;
h) Mercado de Artes;
i) Campo do Gado;
j) Shopping/ Villa Gourmet
Prof. A. Spínola