domingo, 24 de julho de 2016

Feirinha do Tomba


História

    A palavra história significa conhecimento por meio de uma indagação e deriva de histor: "sábio ou conhecedor". Para que seja mostrada como era a vida dos povos que viveram antes de nós, é necessário que pessoas especializadas, os historiadores, entrem em cena. Seu trabalho consiste em estudar documentos, registros, marcas e vestígios  deixados pelos povos que viveram no passado. Através da análise de documentos e vestígios históricos, eles criam sua própria versão daquilo que possa ter sido as várias situações de determinada época.
História Feira de Santana

     Feira de Santana era um loteamento de uma sesmaria, que pertencia a João Peixoto. Ele então resolveu dividir tudo em fazendas para vender e evitar confusão. Seu Domingos Barbosa de Araújo e dona Ana Brandão compraram o que hoje é Feira, e criaram uma igrejinha com apenas dois santos: São Domingos e Santa Ana. A igrejinha ficou famosa, e criaram uma feirinha, que cresceu muito rápido, e comerciantes começaram a construir suas casas. Com muitas casas, criaram uma praça com a igreja no centro e cresceu virando povoado. Batizaram esse povoado de Santana da Feira, virando vila e se separando de Cachoeira, até virar cidade com identidade própria. Como festa tem a bela expofeira e a micareta, maior festa do interior que mais levanta poeira, o dia e a noite inteira. A Bacia Hidrográfica de Feira tem formato de tripé e deságua nos rios Jacuípe, Pojuca e Subaé. Rodovias importantes passam por Feira, como as BR 324 e 116. Feira de Santana tem grande produção de frutas e a pecuária é forte, mas o comércio é atualmente o fator mais importante da sua economia.

 Bairro do Tomba

    As feiras livres surgiram no ano de 1977 e a Sales Barbosa, o Beco do Mocó, e o Olímpio Vital foram as ruas por onde começaram as feiras. Tempos depois foi inaugurado o Centro de Abastecimento onde  ordena feirantes. As feirinhas do Tomba, Cidade nova, Estação Nova, Baraúnas e Sobradinho surgiram, pois os feirantes tinham dificuldade de se deslocarem para o Centro de Abastecimento, então começaram a armar feiras em bairros. As feiras do centro de Abastecimento funcionam a semana toda e as feirinhas dos bairros funcionam um dia só. O Bairro do Tomba surgiu após a construção da Fazenda Olhos D’Água. "Ponta de Rua" era o nome dado as ruas principais e os Bairros que localizavam após essas ruas. O Bairro do Tomba que inicialmente tinha o nome de Morro do Macaco, é o mais populoso de Feira de Santana, localiza-se na zona sul da cidade, a 2 km do centro, próximo à Av. de Contorno; por ser um bairro muito grande, o Tomba tem Sub-bairros dentro dele mesmo. A maior fonte de renda está no comércio, mão de obra e terceirização. As empresas que mais contratam são as indústrias. O Bairro também é conhecido por ter uma mangueira que gerou sombra e abrigou o Imperador Dom Pedro II, quando esteve na cidade. No Bairro existe uma importante caixa D’Água de propriedade da Embasa que lembra um disco voador.O Tomba tem um comércio forte com caixa eletrônico, agência do banco postal, escolas, casa lotérica, posto de gasolina, clínicas, laboratórios e uma feira livre na Praça Macário Barreto. Essa feira é bem diversificada na oferta de produtos como frutas, hortaliças, verduras, grãos, peixe, carnes, aves, etc. Segundo D. Maria Nilza, feirante entrevistada e que trabalha lá há cerca de cinquenta anos, as pessoas vendiam os produtos produzidos nas fazendas e chácaras debaixo de uma jaqueira. Hoje, eles compram os produtos para revender e disse que a feira mudou bastante de uns quinze anos para cá, com a reforma e ordenamento das barracas e do galpão de carnes, o que proporciona maior higiene e organização, (antes tudo era exposto no chão e as carnes penduradas em paus),  atraindo assim, um maior número de clientes. O Bairro também é conhecido por ter uma mangueira que gerou sombra e abrigou o Imperador Dom Pedro II, quando esteve na cidade. No Bairro existe uma importante caixa d’água de propriedade da Embasa que lembra um disco voador.
Johan Victor 
Enzo Santana
Rebeca Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário