quinta-feira, 21 de julho de 2016

Shopping Boulevard Feira de Santana


A historia é uma ciência, que estuda o passado da humanidade. O objetivo da história é responder as perguntas como: o que realmente aconteceu no passado? Por que aconteceu de uma maneira e não de outra, ou seja, os historiados procuram descobrir o que aconteceu no passado e tentam transmitir isso com ajuda de documentos. Ao estudamos história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que poderíamos ser e fazer na Idade Média. Os comerciantes começam a dar sinais da sua existência a partir do século X, quando a produção de alimentos aumentou, e começaram as trocas. E também como as Cruzadas trouxeram as especiarias, que eram alguns temperos para nossos alimentos. E os primeiros grandes centros comercias surgiram por volta do século X a.C. e tem seu inicio com o grande bazar nos dias atuais o que melhor representa o desenvolvimento destas feiras resultou nos shoppings atuais.

Feira de Santana, cidade do interior da Bahia, possui um certo envolvimento com a história medieval: como seu próprio nome diz surgiu de uma Feira, pois a localidade, onde atualmente é Feira de Santana, vendia gados e tinham instalações de currais. O povoamento foi surgindo com a doações de terras pelos reis portugueses e alguns súditos. Em feira, a família Peixoto Viegas foi detentora das terras, as quais teve início o município, chamadas Jacuípe, Água Fria e Itapororocas. Essa vocação para sediar núcleos de criação e engorda de gado resultou, entre os séculos XVII e XVIII, numa crescente afluência de pessoas que periodicamente vinham para essas terras, favorecendo a implantação de um pequeno arraial e com o passar do tempo de uma feira semanal. Como herança dos tempos de arraial, a feira semanal propiciou o surgimento do comércio feirense que além de favorecer a economia local, configurou-se como uma das características marcantes da sociedade que a fomentou. A influência, a principio comercial, ampliou-se devido a rota que ligava o sertão ao litoral, dando a Feira uma importância crescente no cenário regional daquela época. Feira de Santana foi se desenvolvendo, formando-se em um grande centro comercial. Em 1999 foi inaugurado o Shopping Boulevard..

No Brasil o shopping foi introduzido precisamente na cidade de São Paulo, pelo empresário Alfredo Matias, considerando uma inspiração no modelo americano de consumo. “Ir ao shopping, comprar ou simplesmente passear”. Passaram a ser símbolos de uma nova sociedade que centrava na dimensão das compras , o elemento revolucionário do shopping.o shopping de Feira de Santana para concretizar o sonho de modernidade e confirmar que a cidade é um grande polo comercial, atualmente, um dos maiores do país o shopping apresenta um ambiente citadino.Traz para a cidade lojas multinacionais que também passa a fazer parte do centro comercial de Feira de Santana. Essas lojas e as praças de alimentação vem conferindo a cidade status de moderna. Inaugurado em 23 de abril de  1999 , o Shopping Boulevard Feira é o mais moderno shopping do interior da Bahia.
Alice Rodrigues
Newton Torres
Ester Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário