terça-feira, 23 de outubro de 2018

A Expofeira

                                                           Leticia Farias, Bernardo Carneiro, Arisson Matos. (7C)
História é o estudo da ação humana, deste as primeiras sociedades até hoje em dia. Os historiadores são os profissionais responsáveis por estudar a ação humana, e mostrar como era o dia a dia dos nossos antepassados e fatos históricos. Nós, alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, do Colégio Gênesis, fizemos uma pesquisa para saber a história de "pedaços de Feira de Santana" que foram importantes para a história da mesma, com a orientação do professor Augusto Spínola.




Feira de Santana, município da Bahia, a 108 km de Salvador (capital da Bahia). Feira (como é apelidada) era uma fazenda que se chamava Santana dos Olhos d´água que foi muito importante para o desenvolvimento do local, pois nela os vaqueiros que iam vender seus gados em Salvador, e em Cachoeira, paravam e descansavam na Fazenda enquanto seu gado engordava, pois depois de caminhar quilômetros ele estava magro e para vender mais caro o gado precisaria estar gordo.

Logo, surgiu pessoas interessadas em vender coisas aos vaqueiros, e foi criada uma feira livre, e aos poucos veio mais e mais pessoas se mudando para perto da Fazenda, e com isso se formou um povoado que virou uma vila, e por fim, virou uma cidade. Hoje nessa cidade, fizemos uma investigação sobre a Expofeira.


A exposição agropecuária, teve uma grande importância para o desenvolvimento de Feira de Santana, pois a Expofeira já foi uma das maiores feiras do Brasil, atraindo muitos turistas para nossa cidade, o que ajudou no desenvolvimento social e econômico. A Expofeira surgiu de transformações da antiga feira do Campo do Gado. Lá acontece muitas atrações que atrai muitos turistas, como: shows musicais passeios a cavalo, comidas típicas, comércio de animais e rodeio.


Entrevistamos Pedro Porto que trabalha na prefeitura e seu pai foi um dos fundadores da Expofeira. "Foi criado em 1958 uma associação rural, e meu pai (Gil Vicente Marques Porto) que era um dos componentes, teve a ideia de criar um parque para que os criadores de gado pudessem expor seus animais e fazer negócios através de exposições. Porém não tinha espaço para criar o parque. Então o tio do prefeito Dual Martins da Silva, doou um terreno para a associação rural de Feira de Santana construir o parque, e também, cada família de Feira que tinha pose construiu um pavilhão, e cada pavilhão tem o nome da pessoa que construiu e doou, como: João Marinho Falcão, José da Costa Falcão, e até o próprio Gil Vicente Marques Porto. Então em 1965 foi feita a primeira feira de pecuária de Feira de Santana pelo sindicado rural de Feira, mas depois da oitava edição, o sindicado rural não teve condição financeira de continuar fazendo. Então eles fizeram uma parceria com a prefeitura de Feira para a prefeitura assumir o parque de exposição e fazer as exposições.
Pesquisar sobre a Expofeira foi muito importante para descobrirmos mais sobre a história da nossa cidade e também descobrir mais sobre a nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário