terça-feira, 23 de outubro de 2018

O Mercado de Artes

                                          Ana Laura Amaral Santos, Eduarda Novaes e Maria Eduarda Portugal


O MAP, Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, á principio um entreposto comercial que abrigava a famosa feira-livre  que mobilizava comerciantes e consumidores da região, hoje, constitui-se um importante centro cultural e comercial que além de representar parte da rica história do município, é imprescindível em qualquer estratégia de dinamização do centro tradicional da Princesa do Sertão.



             Criado como Mercado Municipal em 1914, por Bernardino da Silva Bahia, com uma arquitetura neoclássica, abrigou por décadas o comércio de secos e molhados e principal ponto da grande feira de gado que acontecia todos os sábados e segundas-feiras, reunindo os caboclos do sertão que negociavam os produtos nordestinos. Em 1980, o Mercado Municipal sofreu uma reforma, mantendo a sua fachada arquitetônica, e foi transformado em espaço comercial e de cultura popular, de culinária, abrigando também um artesanato rico, ponto de encontro e apresentação de cordelistas e repentistas, além de outros produtos regionais e passou a se chamar Mercado de Arte Popular.

           O prédio foi tombado em 1992 pelo IPAC [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] e mais uma vez reformado. Recebeu novo interior, novas estruturas para o comércio dos artesãos, palco de entretenimento, onde os artistas apresentam os seus trabalhos, na música, na poesia e nas artes dramáticas.  



2. ENTREVISTAS

  


Sr. Juarez Portel, 74 anos e que está aqui desde 1968, em entrevista afirma que, “ Hoje nós vivemos uma mudança muito grande, não só o mercado, mas o comércio em geral. Isso aqui antes era Mercado Municipal, depois mudou para Mercado de Arte Popular. Mudou muita coisa por aqui e esta mudando cada vez mais ,ao meu ver pra pior, em vez de para melhor”.  




A senhora Eugênia Silva de Oliveira Souza disse que:

“ Eu trabalho aqui há 30 anos, trabalhando com artesanato. Já passei por três reformas: a 1ª, arrumou um pouco, mas não ficou boa; a 2ª, separou os blocos e o telhado era um problema; depois da 3ª que melhorou bem mais. 




O senhor José Carlos, 76 anos, nos afirmou que: 

“ O Mercador de Arte Popular foi fundado inaugurado na verdade a partir de 1980, antes era o Mercado Municipal, onde funcionava a feira livre, mas, depois da criação do Centro de Abastecimento ali passou a ser o MAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário