terça-feira, 23 de outubro de 2018

Expofeira

                           Marília Gabriela, Pedro Bruck, Alice Barnabé e Leandro (7B)

 Este é um trabalho feito por alunos do 7° ano B do Colégio Gênesis (Marília Gabriela, Pedro Bruck, Alice Barnabé e Leandro), que foi proposto pelo professor Augusto Spínola, da disciplina de história.
  Neste trabalho, o grupo desenvolveu discussões e pesquisas realizdas tanto na sala de aula, qunto em livros, jotnais, internet, etc. E o assunto elaborado por nós são os “pedaços de Feira de Santana”, ou seja, partes da cidade de Feira de Santana que contribuíram para a formação e fundação da mesma. Como “pequenos historiadores”, ficamos encarregados de falar um pouco sobre a história desta cidade, explicando-a um pouco mais.
 A cidade de Feira de Santana foi “fundada” a pouco mais de 180 anos, e sua história é mais ou menos assim: em uma beira de estrada (BR-324) que ligava/ liga as cidades de Feira de Santana e Salvador existia um casarão, denominado também como o casarão/fazenda Snt’Anna dos Olhos D’água, este lugar vivia cheio e era bem movimentado, pois se situava em um local de bastante e fácil acesso. Assim, os chamados “pais de Feira” Domingos Barbosa e Anna Brandão fundaram uma capela em homenagem à Santanna, desde então, a cidade começou a se desenvolver, originando os espaços estudados por nós atualmente, e dentre estes espaços está a EXPOFEIRA, na qual nós iremos falar.
  Em muitas visitas durante anos à expofeira, podemos observar algumas mudanças. Mas também vemos a presença de um parque, de shows, animais, coisas à venda e o principal, de feiras! Feiras de alimento, de artesanato, de jogos, etc; onde a população da região pode ter momentos familiares, divertidos e de conhecimento.
A expofeira é realizada a pouco mais de 30 anos, no Parque de Exposições da cidade, e dura aproximadamente 1 semana. Surgiu através da necessidade do povo de generalizar o comercio, assim, o dono deste local cedeu uma parte dele para este momento ser realizado, com isso, a cada ano que se passava, este local crescia cada vez mais, atraindo cada vez mais gente, e se tornando cada vez maior e mais falado.   
Como documentos de pesquisa, foi solicitado a ida do grupo ao local e a entrevista com pessoas que trabalham lá, mas os dias de encontro não foram bons para todos, então, nós utilizamos sites que contam um pouco da história da expofeira para realizar nosso trabalho!
  Em alguns sites baianos podemos observar informações como:
- Atrações anuais;
- Datas de shows;
- Acidentes que acontecem durante a expofeira, etc.
·         No ano de 2017 foi relatada a presença de animais peçonhentos no lugar; uma professora relatou acidentes causados pelos mesmos;
·         Neste ano de 2018 foi também relatada a morte de uma égua que foi
atingida por um toldo;
·         Em 2018 a polícia mandou interditar o acesso principal ao local.
 Alguns destes são comentários encontrados em sites. E alguns do sites que fazem comentários do tipo, e que explicam um pouco sobre a expofeira e sobre a cidade de Feira de Santana são:
  Na busca deles, podemos descobrir e aprender diferentes coisas, e foi assim, que este grupo aprendeu também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário