terça-feira, 23 de outubro de 2018

A Marechal

                                             Caíque Campos, Laura Ferreira, Raíssa Bispo (7B)
                                                      
Este texto é uma produção de alunos do 7° ano B do Colégio Gênesis. E é fruto de uma saída de campo do Colégio Gênesis para localizações históricas de Feira de Santana organizada pelo professor Augusto Spínola.
  Dia 21/08 nós, alunos do 7 ano do Colégio Gênesis, realizamos uma saída de campo para algumas localizações históricas em Feira de Santana que ajudaram a fundar a cidade, por exemplo: Antigo Campo do Gado, Campo do Gado atual, Rodoviária...
  Nessa saída de campo foram relatados assuntos voltados ao início de Feira de Santana e da evolução de feiras e exportações.
  Este grupo composto por Caíque Campos, Laura Ferreira, Lavínia Helena e Raíssa Bispo, todos alunos do 7 ano B, foi o responsável pela a rua Marechal Deodoro, que é uma das ruas mais antigas e centrais de Feira de Santana. Nos dias de hoje é um grande comércio varejista, de frutas, verduras, roupas e várias outras diversidades.
  Apesar de tudo, a organização da Marechal não é das melhores. O ambiente não é limpo e é muito movimentado. Hoje a Marechal é formada de lojas com vários segmentos, exemplo: sapatarias, confecções, laticínios, entre outros.
  O historiador feirense Antonio de Lajedinho conheceu, já em ruínas na década de 30 do século passado, um estádio de futebol na rua Marechal Deodoro, que então se chamava Manoel Vitorino;  “O seu nome era Estádio Leolindo Ramos e ocupava todo o último quarteirão da Rua Manoel Vitorino (hoje Marechal Deodoro). No norte limitava com o muro da residência de Tertuliano Almeida”, escreve Lajedinho no blog "A Feira Antiga"  que mantém na ativa desde 2010.
  Na opinião de alguns, a Marechal é o "rabo da largatixa", ou seja, parte da feira livre que não morreu totalmente quando foi transferida para o Centro de Abastecimento.

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário