quinta-feira, 26 de maio de 2011

Feira da Estação Nova

A feirinha da Estação Nova, localizada no Ponto Central aqui em Feira de Santana, é uma entre tantas outras feiras livres espalhadas na cidade. É um lugar onde se vendem produtos como frutas e verduras, e onde também se encontra uma diversidade de barracas de bebidas e comidas típicas baianas como feijoada e mocofato.
A história da cidade registra que a velha Estação Férrea da Leste Brasileira, quando o município ainda era cortado por trens de carga e passageiros que faziam linha para o sertão baiano, deixou o lugar em condição precárias e com total falta de higienização. Logo o espaço se transformou em local de encontros de pessoas que pareciam representar risco para a comunidade do bairro. Até que,aos poucos,foi transformada num espaço de comércio de frutas, legumes e verduras.
Parte da estrutura do local é coberta protegendo parte dos feirantes da chuva, do sol...
A outra parte fica desprotegida e os alimentos ali comercializados ficam expostos.
Uma das trabalhadoras do local, na feira há 15 anos, vende verduras junto com sua irmã. Ela não trabalha na feira desde que foi criada, pois esta feira para ela existe há mais de 30 anos. Outro vendedor que conhecemos vende verduras junto com sua mulher e seu filho. Eles também trabalham no centro de abastecimento. Ele nos disse que na feira são comercializadas frutas, verduras, hortaliças e carne. Segundo ele, no dia de maior movimento (domingo), existem mais de 3.000 comerciantes.
Vários trabalhadores que entrevistamos na feirinha vendem frutas e verduras junto com seus parentes. Muitos não trabalham somente nesta feira, mas também em outras.
Ficamos com as seguintes impressões do lugar:
A feirinha tem pouca higiene; existem partes cobertas e outras não; trabalham pessoas de todas as idades; vende-se frutas, verduras, hortaliças, cereais, farinha e carne.
(Ayla Falcão, Camila Borges, João Pedro e Luiza Ribeiro – 7º A; Gabriel Estrela, João Vitor e João Pedro - 7ºB)

2 comentários: