sexta-feira, 6 de maio de 2011

O Campo do Gado

Falar do Campo do Gado é falar de um comércio bovino que assumiu posição primordial nas atividades econômicas de Feira de Santana a partir de 1819, quando o Povoado se transforma num dos principais mercados da Província.
O campo (de comércio) do gado funcionou:
Nos arredores da fazenda Santana dos Olhos d’Água,
Na área da atual Praça do Nordestino,
Na Praça do Fórum (com entrada pelo Museu Regional) e
Nas imediações do atual “Shopping Boulevard e da Ville Gourmet”.
Atualmente o Campo do Gado tem capacidade para abrigar 2.800 bovinos e irá ganhar mais oito currais com capacidade de quarenta animais em cada um. Conhecido como Campo do Gado Novo, se distancia seis Km do centro da cidade e ganhou este nome por abrigar o complexo matadouro e currais de gado.
No passado não havia calçamento, porém o pequeno declive do solo e a sua composição arenosa mantinham todo o campo sempre em boas condições de uso.
Vaqueiros amadores ficavam ao redor dos currais para pegar os bois que tentavam fugir, eles eram conhecidos pela destreza que possuíam.
Ultimamente o Governo está tentando recuperar os leilões e está construindo mais currais; também realizou melhorias na coleta de lixo, no transporte público e na pavimentação de ruas de acesso ao local. O Campo do Gado passa por uma revitalização do comércio que já está sendo sentida pelos comerciantes. Em entrevista com o Diretor do Campo do gado, ouvimos: “Meu objetivo é que o Campo do Gado volte a funcionar mais dias da semana, e quero promover mais atrações, como argolinhas, leilões, etc.”
É mais um grande pedaço de Feira que conhecemos!
(Manuela Lula e Jonathas Lopes e Julia Rodrigues – 7ª A; Alice Teles, Ana Karen de Castro, Luanna Pereira 7ªB)

5 comentários:

  1. Adorei Augusto, mais uma vez você está de parabéns pelo trabalho. Só senti falta, e muito, de saber a origem desses alunos, de que colégio???
    Abraços
    Kenya

    ResponderExcluir
  2. Somos do colégio Gênesis, fiz um trabalho desse da feira da estação nova(Feirinha)

    ResponderExcluir
  3. Professor kk estudando aq pra prova e vi isso kkk!

    ResponderExcluir
  4. Professor Augusto Spinola, sabe informar quem eram os proprietários da fazenda Olhos D'Água. Pois a oralidade familiar conta que parte dessa fazenda pertenceu ao família de meu avô Manoel Fernandez de Lima. No entanto não encontrei ainda nenhuma prova documental.

    ResponderExcluir
  5. Professor Augusto Spinola, sabe informar quem eram os proprietários da fazenda Olhos D'Água. Pois a oralidade familiar conta que parte dessa fazenda pertenceu ao família de meu avô Manoel Fernandez de Lima. No entanto não encontrei ainda nenhuma prova documental.

    ResponderExcluir