quinta-feira, 26 de maio de 2011

Feiraguai

O Feiraguai é um espaço de comércio de Feira de Santana. Para alguns, se desenvolveu devido a sua localização entre duas rodovias de importância para o Brasil: a BR-101 e a BR-116. A feira é conhecida graças à presença de vários produtos(quase todos)pirateados.
Centenas de pequenos comerciantes compram no varejo para cidades de todo o Nordeste do país. Os principais clientes do Feiraguai vem de cidades próximas de Feira de Santana como: Serrinha, Ribeira do Pombal e Conceição do Coité .
Os proprietários dos boxes são os próprios comerciantes, mas há quem diga que eles trabalham para outras pessoas.
A maioria dos boxes vende produtos fabricados em outros países, principalmente na China. Como estes produtos entram no Brasil? Contrabandeados.
Os produtos comercializados não têm nota fiscal. Em 1982 existia uma feira livre denominada popularmente como “Feira do rolo” localizada na Praça da Bandeira em frente ao antigo Banco Bamerindus.
Existe outro ponto na cidade que se parece com o Feiraguai, que é a Rua Sales Barbosa. Este lugar ao lado do Mercado de Artes Popular virou local de comércio por conta de um assalto ao banco, ocorrido alguns anos atrás.
Para possuir um boxe no Feiraguai é necessário pedir á Associação de Vendedores Ambulantes de Feira de Santana – AVAMFS.
Só faz parte do Feiraguai os boxes presentes no centro e não nas laterais da praça.
(Karolayne Neto, Lara Menezes, Natália Luna - 7ªA; Ana Victoria,Iara Silva e Shakira Almeida 7ªB)

2 comentários: